Filhos de Ateco: Taftus (Mitologia Andina)

A Família de Taftus
Patriarca: Taftus

Taftus foi o décimo filho homem de Ateco. Inclinado a boas aventuras e a natureza, sempre teve a alma livre e viveu intensamente. Não se sentia a vontade em abdicar seu tempo inteiro para fazer as tarefas que seu pai lhe ordenava cumprir, mesmo assim sempre se fez notar em seus deveres.


Era alto e tinha cabelos claros, mas não tão alto e seus cabelos nem eram tão claros como de alguns de seus irmãos. Era branco, mas de pele queimada pelo sol.

Suas habilidades motoras foram notáveis, podia controlar seu corpo de forma plástica e econômica. Seus irmão adoravam vê-lo em ação por causa da fluência natural de seus movimentos, que se fundiam com a natureza que o propulsara por toda sua vida.

Suas habilidades lhe garantiram sentidos mais apurados, tais como visual, sinestésico, vestibular e auditivo.

Apaixonou-se pelas florestas ao redor da terra do centro e foi o primeiro dos filhos de Ateco a criar armas de longa distância e a caçar animais para se alimentar.Certa vez, mesmo censurado por Ateco, entrou na floresta do sul da terra do centro, onde viviam e lá descobriu criaturas incríveis. Ele conheceu as raras criaturas claras, que viviam na noite e também uma espécie de cachorro da floresta, considerado o animal mais leal de toda a Terra, dentre algumas outras criaturas fantásticas. E foi lá onde ele passou uma de suas mais perigosas aventuras.

Taftus foi ajudar um cachorro da floresta que tinha escorregado de uma árvore, os cachorros da floresta tinham garras afiadíssimas o que lhes proporcionava habilidades maiores do que as do cachorros domésticos, além disso eles são muito maiores também e possuem dentes tão afiados que é capaz de mutilar uma pessoa facilmente, vemos por isso a grande coragem desse patriarca, mas sua coragem foi abalada enquanto tentava ajudar aquele cachorro da floresta, isso porque aos poucos foram chegando outros cachorros da floresta e eles não pareciam nada amigáveis, na verdade rosnavam tão alto que fez com que Taftus não conseguisse pensar no que fazer de tanto medo que sentiu naquele momento. Os cachorros da floresta vivem quase sempre em matilha, isso quando não são afastados do grupo por causa de um desentendimento sobre comida e mesmo sobre parceiras, mas fora isso eles são muito unidos e estão sempre prontos para defender uns aos outros até a morte. Apenas o líder, que é o mais forte dentre eles, é que sai da matilha - assim o faz quando sente alguma ameaça rondando a matilha, então ele sai em busca do perigo - nessa caso, enquanto estava se esgueirando entre as árvores, o líder, chamado respeitosamente pelos outros da matilha de O Grande Cachorro da Floresta, avistou Taftus e ficou o observando. Por algum tempo ele ficou ali, só observando de uma distância segura para não ser notado, enquanto Taftus se divertia pulando de árvore em árvore e as vezes caçando pequenos animais. Ao perceber que Taftus não representava nenhuma ameaça para ele e seus companheiros o Grande Cachorro da Floresta voltou para a matilha, mas antes de pular para a terceira árvore uma criatura clara apareceu e o derrubou, o que era uma grande surpresa para o Grande Cachorro, pois as criaturas claras só aparecem quando o sol se esconde e seu brilho pode ser notado em meio à escuridão.

As criaturas claras são seres desagradáveis e invejosos, na verdade foram criadas para serem luz para aqueles que precisariam atravessar as florestas - de longe parece apenas uma luz, mas de perto dá para perceber que ela tem a aparência de uma mulher com um tamanho de criança. A rivalidade entre os cachorros da floresta e as criaturas claras começou após um pequeno desentendimento, mas esse incidente faz parte de outra história.

Foi assim que Taftus acabou por encontrar o Grande Cachorro da Floresta, estirado no chão. Em poucos minutos ele se viu rodeado de uma grande matilha raivosa prestes a estraçalhá-lo. E quando o primeiro cachorro da floresta o atacou com a boca aberta e aquelas poderosas presas, o Grande Cachorro da Floresta que estava ferido deu uma patada violenta no que atacou Taftus. A patada foi tão forte que fez um estrondo e todos os outros cachorros da floresta se aquietaram. Taftus percebeu que aquele cachorro da floresta ferido era o maior dentre todos os outros e o viu latindo e rosnando afugentando os outros, como se estivesse conversando com os outros cachorros da floresta. Aos poucos todos aqueles ferozes animais foram desaparecendo entre as árvores vermelhas de outono, restando apenas o Grande Cachorro da Floresta. Taftus não estava com tanto medo como antes, mas ainda assim não sabia o que pensar e enquanto estava assim estranhando todo aquele acontecimento, viu o grande cachorro da floresta se abaixar a sua frente, como se estivesse fazendo um sinal de reverência.

Muitos anos ele viveu na floresta do sul, depois dessa aventura viveu com os cachorros da floresta, aprendendo a se comunicar com eles e muitas vezes saber até o que pensavam. Ficou conhecido por isso como o Senhor dos Cachorros da Floresta ao lado do Grande Cachorro da Floresta.
Quando retornou para casa, trouxe consigo o seu fiel amigo. Vocês podem imaginar o alvoroço que isso causou a princípio. Mas logo todos se acostumaram com aquele animal feroz que procurava não ser notado por ninguém. Por causa dos muitos anos na floresta do sul, Taftus foi o último dos vinte e cinco filhos homens de Ateco a se casarem. Teve muitos filhos.

No tradicional discurso de despedida, que é feito pelo patriarca da família antes de sua morte,
Taftus disse:

Filhos e filhas queridos, nunca fui bom no falar, mas hoje tenho que fazer isso para vocês.
Portanto não vou me alongar, quero deixar apenas dois avisos.

Na minha vida tive muitas experiências agradáveis e outras nem tanto. Sempre que desobedeci o meu pai eu fui castigado. Nem sempre foi o meu pai que me castigou, as vezes foi o próprio El. Aprendi que se quisermos alguma coisa devemos ser cumpridores dos mandamentos da lei a qual aquela El baseou todas as bênçãos, caso contrário seremos castigados.

Portanto deixo a vocês minha bênção enquanto cumprirem tudo o que for correto e o meu castigo quando fizerem o que é de errado, tal como os criei a vida toda.

Agora devo descer ao meu lugar de promessa, a sepultura dos tempo, que logo dará lugar há uma árvore bela e florida.

Adeus meus queridos filhos, lembrem-se de que se quiserem estar comigo novamente, devem fazer o que fiz em meus dias.

Dos filhos de Ateco, Taftus foi o que viveu mais, 967 anos. Ele teve uma grande influência no modo de se viver, já que por meio de revelação trouxe a humanidade da Terra de Ateco as leis de saúde física. Foi enterrado e em sua sepultura foi plantada a semente das sementes.

Comentários

Postagens mais visitadas